ERROS COMUNS NA HORA DE FAZER O TELHADO

Falta de inclinação (ponto da telha, olhar geografia do local)

Um dos erros mais comuns em Telhados é a falta de inclinação necessária conforme exigida pelos fabricantes das Telhas.

Cada Telha possui uma Inclinação mínima recomendada. Não seguir a INCLINAÇÃO MÍNIMA pode ocasionar vários transtornos, como: retorno d’água, goteiras, transbordamento lateral entre outros, pois quanto mais inclinado for o Telhado, mais seguro ele estará em relação as agressões externas e as variações climáticas.

Dependendo o bairro ou cidade, a incidência de ventos e chuvas são anormais em alguns períodos, e por isso, exige uma atenção maior do profissional que irá efetuar a instalação da Telha.

Para evitar tais problemas, tem-se a seguinte orientação de inclinação:

Para locais urbanos, recomendamos a Inclinação mínima de 40%, já para Zonas Rurais ou áreas descampadas, recomendamos a Inclinação mínima de 45%, além do uso de manta térmica isolante.

Fixação

Nas regiões onde predominam ventos fortes e construções em áreas descampadas ou expostas, recomenda-se, por margem de segurança, além da inclinação superior a 40% e 45%, que as telhas sejam fixadas.

Em locais onde tenha obras protegidas nas duas laterais, frente e fundos por outras edificações, árvores grandes, relevo ou outros elementos naturais, recomenda-se que as telhas sejam fixadas no ripamento conforme orientação abaixo:

A fixação deve ser feita sempre com a utilização de parafusos ou pregos com borrachas de vedação, grampos ou amarrações - sempre vedadas por silicone/selante.

Galga errada (ripamento)

GALGA é a distância máxima entre as faces superiores de duas ripas, que varia conforme o tamanho e o tipo de telha.

A Galga das telhas deve ser determinada quando o lote de telhas estiver na obra.

A medida de Galga que consta nas telhas, por determinação da ABNT é de galga mínima, e não deve ser usada para a confecção do telhado, é apenas uma referência para iniciar a montagem do ripamento.

*Na ilustração é a galga média da Telha Americana Esmaltada Tettogres

Deve-se calcular a Galga de forma preliminar ao ripamento (montagem da estrutura) a fim de evitar cortes desnecessários das telhas e da cumeeira.

Ajustar a Galga de forma correta irá evitar goteiras pela sobreposição errada das Telhas. Caso a sobreposição seja feita de alguma outra forma, acarretará frestas na cobertura ocasionando a passagem de água.

Outro cuidado importante é quanto à largura da ripa que será usada na obra, por isso, consulte sempre com o vendedor qual melhor medida de ripamento para o modelo da Telha escolhida.

Estrutura do Telhado: Empenamento, Alinhamento

Todo Telhado tem uma estrutura de apoio, geralmente feita com madeira. Se ela for mal projetada ou mal executada, vários problemas surgirão com o passar do tempo.

Uma estrutura mal feita deixa o telhado com ondas, deformado e empenado, o que facilita não só na quebra das Telhas, mas também aberturas que levam às infiltrações.

Por isso contrate profissionais especializados para executar a estrutura e utilize madeiras de qualidade! 

Emboçamento de Cumeeira (capa, goiva)

A cumeeira é um acessório utilizado para acabamento superior, utilizado nas áreas de convergência dos telhados.

Nesta etapa de execução do telhado é necessário cuidado, pois precisará de um bom acabamento para evitar infiltrações e vazamentos. A argamassa utilizada deve possuir boa capacidade de retenção a água, ser impermeável, ser insolúvel em água e apresentar boa aderência com o material cerâmico.

Todos os arremates do telhado com parede ou demais elementos construtivos (rufos, calhas, rincão ou água furtada), devem ser executados de modo a garantir a estanqueidade da cobertura.

Para uma melhor aderência, deve-se fazer pequenas ranhuras na parte superior da Telha, onde será aplicada a argamassa.

Atenção para o excesso de argamassa no emboçamento das capas, pois podem ocasionar o efeito de capilaridade, que é quando a massa absorve a água para dentro do telhado e forma goteiras.

Calhas e Rufos com problemas

As calhas são os canais por onde é drenada a água da chuva, e por este motivo tem uma função muito importante no sistema de cobertura.

Os rufos são os elementos de vedação entre a alvenaria e cobertura, formando uma barreira física para evitar infiltrações.

 

As calhas normalmente apresentam problemas depois de longos períodos sem chuvas, nesse período, ocorre o acumulo de sujeira no telhado que acaba entupindo os tubos de queda.

Tudo que impede o escoamento da água nas calhas pode gerar acúmulo excessivo em locais não projetados para isso, porém, as falhas de projeto, execução e impermeabilização também são bastante comuns.

Os problemas de rufos podem ser facilmente identificados quando ocorre infiltração sem haver qualquer telha quebrada ou trincada - nesse caso, deve-se suspeitar que a água que está infiltrando lateralmente, possivelmente pode ser pelos rufos defeituosos. 

Por último, outro erro comum em relação aos rufos, encontra-se na falta de cuidado na hora de instalá-los. O rufo, por ser um material metálico, não segura a telha de forma adequada, o que se torna necessário a fixação da telha - colada ou parafusada - na superfície do rufo.

Não efetuando a instalação e fixação adequada, no decorrer do tempo as telhas escorregarão e ocorrerá a infiltração de água no telhado.

Sendo assim, além de uma TELHA DE QUALIDADE, deve-se tomar alguns cuidados e precauções na hora de fazer o telhado, a fim de evitar problemas futuros como quebras e infiltrações.

Agendar Visita
Orçamento